Quantcast
Channel: youPIX » participação
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

QUAL É O GRANDE INIMIGO DA INTERNET?

$
0
0

No final do século passado, acreditava-se que o computador era o grande vilão da sociedade moderna, sugando nossos cérebros e destruindo nossa criatividade. Hoje, a visão já é outra (pelo menos na maior parte do mundo): o computador saiu do foco pra dar lugar à internet. Essa rede tão complexa pros outsiders que é nossa casa. Mas tem gente querendo fazer faxina na nossa casa e não sabemos nem quem é, como assim???

A discussão sobre privacidade e liberdade na internet tá cada vez mais quente na semana de votação final do Marco Civil (que foi marcada, adiada, marcada, adiada). Os direitos dos usuários da internet estão sendo regulamentados e muita gente nem sabe o que tá rolando. Muitos acreditam que a internet como conhecemos hoje está sob ameaça e isso é um ~perigo real e imediato~.

O pior de tudo é que os jovens (que têm grande poder de decisão e são numerosos na rede) não se envolvem nesse tipo de discussão. É o futuro deles (e o nosso) que está sendo debatido, mas com a descrença que essa geração têm na política, as decisões estão sendo tomadas por um grupo menor, que pode não compreender plenamente o que é importante na internet pras gerações futuras.

Pra você, qual é o maior inimigo da internet? Fizemos essa pergunta a quatro pensadores da internet no Brasil pra tentar entender comofas pra manter a internet um lugar livre, divertido e com infinitas possibilidades. Veja a opinião deles:

 



A meu ver, os grandes inimigos da internet são a censura, o autoritarismo e tudo aquilo que age contra a liberdade de expressão. Além disso, a tentativa de transformar as pessoas em mercadorias, usando nossos dados pessoais, violando a nossa privacidade, a nossa intimidade. Eu acho que estes são dois grandes riscos que a internet corre, por isso o Marco Civil é um passo fundamental.

 

 

Na minha opinião, o grande perigo aí é justamente a gente criar esse pânico moral em torno da internet, especialmente com relação às crianças. Achar que a internet é um lugar perigoso é o perigo. É você qualificar o espaço da internet como um lugar de risco, esse é o grande problema. A gente tem que olhar a internet como uma grande praça pública e nessa dimensão toda se apropriar dela. A internet não é só do Google, não é só do Facebook, não é dos políticos, ela é de quem usa. E aí o inimigo é a gente não se apropriar desse espaço, que é coletivo e nós construímos coletivamente. Quando a gente não participa da regulamentação, da educação pra um uso mais interessante e crítico, deixa a internet apenas na mão das empresas ou dos políticos. A gente tem que assumir a responsabilidade de que a internet é aquilo que a gente faz dela. Se não fizermos isso, são grandes as chances dela virar ou um espaço de controle ou de mínima liberdade. Temos que enfrentar esse problema com crítica, educação, cidadania, pra defender a liberdade.

 

 

Eu acho que o maior inimigo da internet é o mesmo inimigo de tudo que é contra a vida. O pessoal que é inimigo de alegria, de um mundo melhor, da liberdade. Acho que quem tá por cima da carne seca, quem sempre esteve controlando todo mundo, as grandes corporações, que acham que vai funcionar do mesmo jeito na internet. Mas não vai. E não vai graças a vocês, que espero que continuem fazendo o que bem entenderem.

 

 

Eu acho que a internet é descontrole, é um caos criativo, que gera novas oportunidades. Logo, temos que temer o excesso de controle. Se a internet fosse manejada, projetada, não aconteceria. Ela é espontânea. Eu diria que toda visão que coloca ênfase no controle ou planejamento muito estruturado coloca em risco a rede. Agora é o momento em que nós, enquanto sociedade, enquanto pessoas que enxergam a importância na abertura que a internet trouxe, nos informar e acompanhar esse processo de marcos regulatórios que de alguma forma vão definir essa arquitetura da internet do século XXI. É fundamental ter eventos como o youPIX, onde a gente pode falar sobre direito autoral e Marco Civil, pra trazer esses assuntos pra consciência e percepção dessa juventude que tem que saber o custo disso, o valor disso. Talvez seja necessária uma mobilização grande da juventude pra manter a internet do jeito que ela é hoje.

 

 

REPERCUSSÃO NO YOUPIX FESTIVAL

No último youPIX Festival, que rolou dias 3, 4 a 5 de julho na Bienal de São Paulo, o Marco Civil e a internet como cultura digital foram temas que deram muito o que falar. Assista aqui dois dos debates completos:

The post QUAL É O GRANDE INIMIGO DA INTERNET? appeared first on youPIX.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images